Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Otávio Roth
Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela.Gato andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã, dropes de hortelã, grito do Tarzan.
Tirar a sorte no osso, jogar pedrinha no poço, um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa, pisar em tapete persa, eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão, dias quentes de verão, descer pelo corrimão.
Almoço de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim, lacinho de cetim, terminar o livro assim.
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. São Paulo: Ática, 1994.
1º parte
Peça a cada aluno que pense numa “coisinha” e a anote no caderno.A palavra selecionada deve combinar com outras para compor uma expressão. A seguir, cada aluno vai procurar outros dois colegas cuja expressão rime com a dele. Incentive os alunos a procurar palavras e encontrar rimas para elas. Sugira- -lhes que façam listas e procurem termos no dicionário. Eles devemevitar o uso de aumentativo e diminutivo, porque esta seria uma solução fácil e por vezes empobrecedora. Dê atenção a todos os grupos para ajudar com sugestões, quando for preciso. Se os alunos não conseguirem outras expressões com a mesma
rima, deverão mudar as palavras, buscando sinônimos ou trocando as escolhas, até combinarem três com as mesmas rimas. Ficam assim formados grupos de três alunos, sendo importante que cada trio obtenha três “coisinhas” incluídas em três expressões que rimem.
2º parte
Em seguida, o trio vai compor um verso, comparando as escolhas de cada um de seus membros, para decidir em que ordem elas vão aparecer: qual a primeira, a segunda, a terceira. Cada trio apresentará, então, o que compôs.Copie-os na lousa ou numa folha grande de papel. A classe, em conjunto, vai decidir em qual ordem eles devem figurar no poema. Você pode orientar essa organização, por exemplo, do articular para o geral ou o inverso – tudo dependerá do que vai ser proposto pelos alunos. Chega então a vez do título. Conte quantas coisinhas à toa deixam a classe feliz e peça aos alunos que sugiram um título para o poema.
conversa-vice-versa
ResponderExcluirAçucar queimado no fundo da panela
ResponderExcluirAMOR
ResponderExcluirCARINHO
UNIÃO
CONSIDERAÇÃO
UMIUDADE
RESPEITO
FELICIDADE
CONSIENTE
EDUCAÇÃO
SINSERO
ENTELIGENTE
PERFEITA (O)
PEÇA/PENSE
ResponderExcluirCONSIDERAÇAO/EDUCAÇÃO
aula de nataçao livre,bicicleta,computador,patins,
ResponderExcluirTV,not5a 10 em todas as materias,dinheiro,ficar ate tarde,brincar com a cadela que pertence a minha vizinha,ganhar presentes legais,ferias.casa limpa guilerme6A
açucar queimado no fundo da panela
ResponderExcluircheirinho de terra molhado
flor de chajam
brincar de jogar um osso
conversar com quem interessa
bricar de bater na mão
pular num belo domingo
cheirar uma flor de jasmim
O sol brilha na favela,entra dentro da janela,tem comida na panela
ResponderExcluirJOILTON E JHEYMES
ResponderExcluir1-PASSARINHO NA JANELA
2-GATO ANDANDO NO TELHADO
3-jogar pedrinha no poço
4-Papagaio que conversa
5-Pão quentinho de manhã,
6-descer pelo corrimão.
7-brigadeiro na panela.
8-cheirinho de mato molhado,
9-Tarzan.
Tirar a sorte no osso,
10-Almoço de domingo
11-pisar em tapete persa,
12-dropes de hortelã
1.bagunsa
ResponderExcluir2.curtiçao
3.educaçao
4.respeito
5.compartilizaçao
6.amizade
7.colegas
8.estudos
9.shopptng
10.caridoso
11.bom aluno
12.respeitar todos
oi aqui é a waleska o texto é muito interesate eu adorei muitoooooo!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCOMIDA,SORRISOS,ALEGRIA,AMIZADE,COMUNHÃO,PAIXÃO,DEDICAÇÃO,SOLIDARIEDADE,COMPANHERISMO;FELICIDADE,HUMILDADE. LAURA JULIA 6B MATUTINO
ResponderExcluirO TEXTO E MUITO INTERESANTE EU ADOREI MUITO
ResponderExcluir